quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Brinquedos de séries japonesas (tokusatsu) lançados no Brasil. Você se lembra?

Quando eu era garoto, assistia essas séries e pirava! Jaspion, Changeman, Flashman, Jiban e muitos outros heróis japoneses da TV, povoavam o imaginário das crianças nos anos 80 e 90. Devido a esse grande sucesso, muitos brinquedos foram lançados na época. Eu mesmo cheguei a ter alguns deles na minha infância (e os coleciono até hoje...rs), como o boneco do Jiban lançado pela Glasslite. O visor dele nem parava no lugar mas a escultura era até bem fiel ao personagem. Isso acontecia porque ele foi baseado na sua versão Chogokin, que é uma versão com luzes e som. Também tínhamos o Jaspion versão Luxo, da mesma marca e que de Jaspion só tinha a cabeça, pois o resto do corpo era um repaint do Robocop (as pessoas que cuidavam dos direitos autorais alegaram ser por  falta de grana para fazer um molde novo) .


Havia uma versão de vinil do mesmo boneco (e que tenho na minha coleção pessoal atualmente) que era mais próxima do original. Falando em vinil, existia os bonecos fabricados pela Apolo, que tinham uma proporção até bem fiel, apesar de geralmente virem com uma perna maior que a outra (em alguns casos, a diferença era bem pequena). Eles fabricavam bonecos dos Maskman, Changeman e Sharivan. Eram fabricados, também, bonecos dos Flashman e dos Changeman, com proporções bem estranhas. Esses eu não posso confirmar a fabricação pela Apolo, pois ainda não pude adquiri-los. Presumo que sejam sim da Apolo, mas usando formas diferentes.

Boneco dos Maskman fabricado pela Apolo
Boneco estranho dos Flashman

Voltando à Glasslite, algumas de  suas linhas de brinquedo também possuíam veículos, como a linha do Jiban e do Jiraya, veículos como motos que, na verdade, eram repaints de motos da coleção Rambo (sendo que o próprio boneco do Jiraya, na versão luxo, era um boneco ninja da linha do Rambo, remodelado para parecer o Jiraya). Veículos que nem existiam na série original, como o tanque do Jiraya e seu helicóptero (tudo reciclado do Rambo nessa porra??? Sim, mais uma vez pela falta de grana).


A moto da esquerda é a do Jiban,e a da direita a da coleção do Rambo.

Jato do Jiban e jato do Rambo

Já nos  anos 90, ocorreu a estréia das séries Winspector e Solbrain, e a chegada  das suas linhas de brinquedo pela Glasslite. Nos dois casos, os brinquedos eram os mesmos vendidos fora do Brasil e muito fiéis à série. Claro que também não podiam faltar brinquedos esdrúxulos e nada a ver com as séries, como uma zarabatana do Winspector (um cano que você sopra para atirar dardos) e um carro do Solbrain conversível.

Por agora é isso. Você lembra disso tudo? Teve algum desses brinquedos? Deixe sua opinião nos comentários e bora continuar esse papo!

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Muito show o seu blog novo, Volney!
    Eu deixei na casa dos meus pais uns bonecos de Tokusatsu muito antigos, cara! Quando eu for lá, vou dar uma procurada e tiro umas fotos pra te mandar! Eu tenho um roboô dos Changeman de plástico de cerca de uns 5 cm. Também tenho aquele monstro do início da abertura do Jaspion, com cerca de 5 cm tbm. Quando eu for lá, vou tirar umas fotos das paradas e te mando!

    ResponderExcluir
  2. se não me engano e bem me lembro ja tive o jato do rambo.. quanto aos bonecos, peguei a fase Power rangers fellings rsrs mas esses Bonecos dos Maskman's não me são estranhos, lembro de um boneco em particular com os mesmos traços mas só que cinza com espadas e etc...
    Saudades dos meus companheiros de aventuras.. dorei as infos!

    ResponderExcluir
  3. tenho um flashman da apolo, mas ele é bem proporcional, até mais q esse maskman, nunca vi um flasman torto como esse aí

    ResponderExcluir
  4. Poutz eu tinha um do Maskman igualzinho esse da foto, inclusive era do vermelho...

    ResponderExcluir